quarta-feira, 1 de abril de 2009

EDUCAÇÃO SOCIAL – ESCOLAR HUMANISTA E INOVAÇÃO

EDUCAÇÃO SOCIAL – ESCOLAR HUMANISTA E INOVAÇÃO

JOSÉ MANUEL NORAN


Quanto mais rapidamente muda tudo, mais difícil é aprender. Esse é o conceito que temos em relação a esse mundo globalizado, onde as tecnologias andam mais rápido do que nós. Quando aprendemos algo ele já sofreu mudanças.
Como profissional vejo a necessidade desse aceleramento no conhecer as coisas, porque os alunos já estão em nossa frente, eles não tem medo de buscar, pesquisar. Porém, acredito que o mundo busque um profissional com conteúdo, embasado na pratica e preparado para produzir. A escola sozinha não dá conta dessa demanda. Ela precisa ser mais abrangente e significativa, abrir caminhos para que o cidadão saiba se localizar e seguir.
É preciso atualizar nossas metodologias inovando conforme a realidade pede. Não podemos ficar trabalhando algo que já passou. Precisamos organizar nosso método de trabalho, construindo uma escola mediadora onde haja um conjunto trabalhando e ensinando, envolvendo família, escola, sociedade. Se tivermos professores bem preparados melhor formados, melhor remunerados, teremos aulas melhores e melhores rendimentos.
Todas as pessoas precisam ser educadas para aprender a conviver numa sociedade complexa, porém que todos saibam dar sua contribuição para isso. Na escola, além de amor, compreensão e conhecimentos estamos fazendo o papel de pais. Esse não seria o objetivo e sim, ensinar pessoas para o mundo, para uma profissão.
Sabemos que essa é uma tarefa de longo prazo e que exige o melhor de nós e de todos os que querem mudar este país.

Nenhum comentário: